quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bem-aventurados Os Que Choram!

Mateus 5:4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Para Jesus, uma das bem-aventuranças do cristão é sua capacidade de chorar: ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4).

Chorar é difícil. É desgastante, é cansativo. Às vezes, choramos demais; às vezes, choramos de menos. E, infelizmente, choramos pela razão errada, muitas vezes. O que é pior: quantas vezes damos a entender que choramos pelo sofrimento do outro quando, na verdade, nossas lágrimas meramente expressam o medo que temos de sofrer aquilo que o outro está sofrendo.

A bem-aventurança do chorar reside na capacidade de sentir pelo outro, de ter empatia por ele. De se colocar dentro dele, na intensidade da sua lágrima, no desespero da sua dor. Este chorar traz bem-aventurança porque nos faz abraçar o ferido e o entristecido. E, em assim fazendo, alimentamos nossa capacidade de amar como Cristo nos ama. É quando choramos desse jeito que somos consolados pelo Espírito. E, em sendo consolados, crescemos em empatia, na nossa capacidade de “chorar com os que choram”. Bem-aventurados os que choram.

Pr. Olavo Feijó