domingo, 27 de fevereiro de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - 2° TRIMESTRE/2011


A Lição Bíblica da CPAD - 2º Trimestre/2011 terá como tema geral "Movimento Pentecostal: As doutrinas da nossa fé". O comentarista será o pastor Elienai Cabral.

Segue abaixo os temas semanais:

1. Quem é o Espírito Santo?
2. Nomes e símbolos do Espírito Santo
3. O que é o Batismo com o Espírito Santo
4. Espírito Santo agente capacitador da obra de Deus
5. A importância dos dons espirituais
6. Dons espirituais que manifetam a sabedoria de Deus
7. Os dons de poder
8. O genuíno culto pentecostal
9. A pureza do movimento pentecostal
10. Assembleia de Deus, cem anos de Pentecoste
11. Uma igreja autenticamente Pentecostal
12. Conservando a pureza da Doutrina Pentecostal
13. Aviva ó Senhor a tua obra

Fonte: Blog do Altair Germano:
http://www.altairgermano.net/

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Perseguições: Vejam e tirem suas próprias conclusões

Será que somos capazes de sofrer por Amor a Cristo:
"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hb 11:34-40)

Consciência Cristã 2011- Em Campina Grande

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sou evangélico, qual o problema em pular carnaval?


Alguns crentes em Jesus não vêem nenhum problema no Carnaval. Para eles, se não tiver azaração, pegação, bebidas e drogas, não existe nenhum mal desfrutar da festa de Momo, mesmo porque o que importa é a diversão. Segundo estes, o desfile na televisão é tão bonito! E outra coisa: Que mal tem se alegrar ao som dos sambas enredos do Rio de Janeiro?

Pois é, o que talvez estes crentes IGNOREM é a história, o significado e a mensagem do carnaval.

Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se regalar com comidas e orgias antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma. Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito: "O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.


Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia).

"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia.

A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:

"O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deusdo vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia)

Pois é, no Brasil o carnaval possui a conotação da transgressão. Disfarçado de alegria, a festa de Momo promove promiscuidade sexual, prostituição infantil, violência urbana, consumo de drogas, além de contribuir para a descontrução de valores primordiais ao bem estar da família.

Isto posto tenho plena convicção de que não vale a pena enredar-se as oferendas do Carnaval. Como crentes em Jesus, devemos nos afastar de toda aparência do mal. Participar da festa de Momo significa se deixar levar por valores anti-cristãos e imorais permitindo assim que o adversário de nossas almas semeie em nossos corações conceitos absolutamente antagônicos aos ensinos deixados por Jesus.

Para terminar essa reflexão, compartilho um poema de Jerônimo Gueiros (1880-1954) que foi um ministro presbiteriano nordestino muito conhecido por seu rico ministério, no Recife, e por suas qualificações como literato e apologista da fé cristã. De sua lavra surgiram artigos penetrantes, livros inspiradores e poesias tão belas quanto incisivas e pertinentes aos temas apresentados.

"Carnaval! Empolgante Carnaval!
Festa vibrante!Festa colossal!

Festa de todos: de plebeus e nobres,
Que iguala, nas paixões, ricos e pobres.
Festa de esquecimento do passado,
De térreo paraíso simulado...

Falsa resposta à voz do coração
De quem não frui de Deus comunhão,
Festa da carne em gozo desbragado,
Festa pagã de um povo batizado,

Festa provinda de nações latinas
Que se afastaram das lições divinas.
Ressurreição das velhas bacanais,
Das torpes lupercais, das saturnais

Reino de Momo, de comédias cheio,
De excessos em canções e revolteio,
De esgares, de licença e hilaridade,
De instintos animais em liberdade!

Festa que encerra o culto sedutor
De Vênus impúdica em seu fulgor.
Festa malsã, de Cristo a negação,
Do "Dia do Senhor" profanação.

Carnaval!Estonteante Carnaval!
Desenvoltura quase universal!

Loucura coletiva e transitória,
Deixa do prazer lembrança inglória,
Festa querida, do caminho largo,
De início doce, mas de fim amargo...

Festa de baile e vinho capitoso,
Que morde como ofídio venenoso,
Que tira do homem sério o nobre porte,
E gera o vício, o crime, a dor e a morte.

Carnaval!Vitando Carnaval!
Festa sem Deus!Repúdio da moral!
Festa de intemperança e gasto insano!
Trégua assombrosa do pudor humano,

Que solta a humana besta no seu pasto:
O sensualismo aberto mais nefasto!
Festas que volve às danças do selvagem
E do africano, em fúria, lembra a imagem,

Que confunde licença e liberdade
Nos aconchegos da promiscuidade
Sem lei, sem norma, sem qualquer medida,
Onde a incauta inocência é seduzida,

Onde a mulher, às vezes, perde o siso
E o cavalheiro austero o são juízo;
Onde formosas damas, pela ruas,
Exibem, saltitando, as formas suas,

E no passo convulso e bamboleante,
Em requebros de dança extravagante,
Ouvem, no "frevo" , as chufas e os ditados
Picantes, de homens quase alucinados,

De foliões audazes, perigosos,
Alguns embriagados, furiosos!
Muitos, tirando a máscara, em tais dias,
Revelam, nessas loucas alegrias,

A vida que levaram mascarados
Com a máscara dos homens recatados...
Carnaval!Perigoso Carnaval!
Que grande festa e que tremendo mal!

Brasil gigante, atenção! Atenção!
O Carnaval é festa de pagão!
Repele-o! Que te traz só dor e morte!
Repele-o! E inspira em Deus a tua sorte."

Pense nisso!


Renato Vargens

Nascida para adorar



Muito bom vale apena ver...rsrsrsrs

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Seja feliz agora — mesmo sem ter muito dinheiro e com muitas dúvidas sobre o futuro


Duas coisas costumam fazer as pessoas infelizes, inclusive no meio evangélico: a falta de dinheiro e as incertezas quanto ao futuro.

Em Mateus 6, o Senhor Jesus ensinou que não devemos ajuntar tesouros na terra (vv.19-21) nem nos preocupar demasiadamente com o futuro: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (v.34). Mas, a cada dia, tenho visto mais e mais pessoas associando a felicidade a ganhar dinheiro, e de modo fácil.

Gandhi afirmou, acertadamente: “O dinheiro que não é ganho com trabalho é uma das piores desgraças do mundo”. Nos Evangelhos, aprendemos com o Senhor Jesus que a verdadeira felicidade — para ser desfrutada aqui e agora — está ligada mais ao “dar” do que ao “receber”. Em Lucas 6.38, está escrito: “Dai, e ser-vos-á dado”. Dar e receber são coisas que acontecem simultaneamente, e não em sequência. A verdadeira riqueza não está em quanto possuímos, e sim em quanto doamos ao próximo.

Precisamos ser felizes agora! Pessoas que não conseguem ganhar dinheiro hoje ficam angustiadas, preocupadas com o futuro, achando que ele será ainda mais difícil do que o presente. “Basta a cada dia o seu mal”, disse o Senhor. Se não formos felizes agora, também não o seremos no futuro. Há oportunidades em cada momento do nosso dia, mas as perdemos ao priorizarmos o futuro.

Você tem muitos planos e sonhos? Muito bom. Mas saiba que a felicidade é para o momento presente, e não para futuro. A nossa vida é como subir uma escada que não tem o último degrau. A cada dia devemos avançar. Não coloque a felicidade no topo da escada, e sim em cada degrau.

Seja feliz agora, hoje, no estágio em que você está, aproveitando as oportunidades. Existe um ponto de virada positivo em todas as circunstâncias, mesmo que esteja escondido nas coisas mais desagradáveis da vida. Faça uma linha divisória no chão e recomece. Dê um passo, cruzando a linha de novo. Desafie o seu antigo eu.

Muitos — especialmente os adeptos da falaciosa Teologia da Prosperidade — só usam o termo “abençoado” a respeito do dinheiro. Parecem ter se esquecido de que a sua vida, a sua família e a sua saúde são bênçãos de Deus muito mais preciosas! E a salvação, então? Será que existe razão maior para sermos felizes do que a certeza de que o nosso nome está escrito no livro da vida?

Utilizar o cérebro principalmente para se preocupar — com dinheiro, futuro, carreira profissional, estudos, problemas e até com a enfermidade — é o mesmo que transformar seu computador em um peso para segurar a porta. Não permita que seu cérebro passe 90% do tempo se preocupando com “o dia de amanhã”. Usar o cérebro preponderantemente para se preocupar não é proveitoso.

O Senhor Jesus ensinou que devemos ser como crianças (Mt 18.1-3). Você sabia que, em média, uma criança ri mais de 350 vezes por dia, contra 10 vezes por dia para um adulto? Como disse George Bernard Shaw, “Não paramos de brincar porque envelhecemos. Envelhecemos porque paramos de brincar”.

Seja feliz agora!

Ciro Sanches Zibordi

MÚSICOS CRISTÃOS SÃO FAVORECIDOS POR MANDADO DE SEGURANÇA


e-mail, procedente do BISPO ROBERTO TORRECILHAS - ubpes@yahoo.com.br, e divulgo aqui para os interessados.


"DIVULGUEM ESSE TEXTO


Sou a advogada da Igreja Bola de Neve, Taís Amorim de Andrade Piccinini e manifesto-me para informar que no Mandado de Segurança que impetramos foi concedida a segurança e confirmada a sentença em segunda instância, de modo que a Igreja está isenta da penalidade indevidamente aplicada pela OMB, bem como seus músicos (levitas) estão dispensados da apresentação da tal carteira de músico.

Sugiro que esta informação seja repassada ao maior número de Igrejas possível, para subsídio de cada ministério, que poderá se valer de tal decisão para também não ser compelido a promover os cadastros dos músicos e recolher as taxas cobradas pela OMB.

Maiores informações, estou à disposição.



Atenciosamente

Taís Amorim de Andrade Piccinini

www.amorimassociados.com.br "

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A crise no Egito: o alvo é Israel

Entenda o que está por trás da revolução em andamento no Egito


Fosse em outras circunstâncias, a atual crise política no Egito poderia ser vista como uma notícia alvissareira para o Oriente Médio, mas a realidade dos fatos nos impõe um cenário extremamente preocupante. No melhor dos mundos, a revolução no Egito levaria o país de uma ditadura para uma democracia. No mundo real, a verdade é que ela está levando o país, de uma ditadura islâmica moderada (para os padrões islâmicos, diga-se de passagem) para uma ditadura islâmica radical, de confronto com Israel e aliança cimentada com o Hamas e o Hezbollah.

Ou seja, o principal prejudicado na nova geopolítica que se desenhará no Oriente Médio pós-crise no Egito chama-se Israel.

No passado, o Egito foi arquiinimigo de Israel, e não estou com isso referindo-me ao passado remoto, ao período mosaico, mas à história recente mesmo. Quem é mais antigo deve se lembrar – e quem não é desse tempo, mas está inteirado dos fatos que marcaram o século 20, deve saber – que, desde a fundação do Estado de Israel, o Egito tornou-se forte opositor dos judeus. Eles lideraram, por exemplo, a Guerra Árabe-israelense de 1948, a Guerra dos Seis Dias de 1967 e a Guerra do Yom Kippur em 1973. Porém, em 1978, o Egito decidiu sabiamente abandonar a sua beligerância contra Israel, selando a paz entre eles em um acordo no ano seguinte, acordo este costurado pelos Estados Unidos desde o governo Gerald Ford e concretizado no governo Jimmy Carter.

Apesar de Hosni Mubarak ser um ditador que se perpetua no poder há 30 anos (sendo antecedido por dois outros ditadores – Nasser, que mandou de 1952 a 1970, e Anwar Sadat, que governou de 1970 a 1981 – todos anti-Israel, com Sadat mudando de posição só no final da vida), o Egito sob Mubarak se tornou um parceiro de Israel no Oriente Médio e uma voz moderada nas negociações de paz naquela região.

A verdade é que o presidente Hosni Mubarak tem sido um protetor do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e um opositor do Hamas. Foi Mubarak quem ajudou a mediar as negociações com Israel, além de atuar como importante aliado contra o Hamas desde que o grupo tomou, há três anos, o controle da Faixa de Gaza. Entretanto, com a saída de Mubarak, quem controlará o poder no Egito é justamente a ala mais radical do país, a popular Irmandade Muçulmana, que é a mãe do Hamas. Isto é, a queda de Mubarak representa uma mudança significativa de poder no Oriente Médio em favor do Hamas, o que consolidará seu controle em Gaza e o ajudará a ganhar mais apoio na Cisjordânia. O Hamas já tem o apoio incondicional da Síria e do Irã. Com o poderoso apoio egípcio, Israel verá o poder de seus inimigos crescer sobremaneira.

É por isso que, nos últimos dias, Mahmoud Abbas telefonou inúmeras vezes a Mubarak, segundo matérias dos jornais “Wall Street Journal”, nos EUA, e do “Estado de São Paulo”, no Brasil, demonstrando forte apoio ao líder egípcio e desejando que tudo voltasse à “estabilidade e segurança” naquele país. Lembra ainda o “Estadão”: “O líder da ANP tem seguido a política de Mubarak de cooperar com os EUA e com Israel. Em outra mostra de lealdade, a polícia da Autoridade Palestina dispersou no domingo [30 de janeiro] um pequeno grupo de manifestantes na entrada da embaixada egípcia em Ramallah”.

Diferentemente da ANP, o Hamas rejeita as negociações com Israel e se recusa a abandonar os ataques terroristas. E o grupo tem entre seus fundadores membros da Irmandade Muçulmana. Na verdade, o Hamas reconhece oficialmente, em seu próprio Estatuto, que foi fundado como um braço da Irmandade Muçulmana entre os palestinos, e inclusive cita em seu documento muitas vezes a Irmandade.

A matéria do “Estadão” conversou com um alto funcionário do escritório de Abbas e colheu dele estas óbvias conclusões: “Os egípcios sempre se posicionaram como partidários da Autoridade Palestina. Se a Irmandade Muçulmana prevalecer no Egito, isso mudará toda a fórmula para a região”.

O “Movimento 6 de Abril”, liderado por jovens, é considerado por especialistas uma fachada da Irmandade Muçulmana. Notícias que chegam do Egito dão conta de que Mubarak já não tem mais o comando dos militares e que estes já estão ligados, em sua maioria, à Irmandade Muçulmana. Inclusive, a maioria do oficialato egípcio é, hoje ligada à Irmandade. E como se não bastasse tudo isso, o próprio Mohamed ElBaradei, Nobel da Paz e ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, declarou ontem que fez uma aliança com... A Irmandade Muçulmana! Em busca de legitimidade dentro do movimento que quer derrubar Mubarak, ElBaradei se ligou ao grupo que o lidera: os radicais islâmicos.

Assim como a Revolução Islâmica que derrubou o xá Reza Pahlev em 1979 resultou no Irã que vemos hoje, o mesmo se desenha para o Egito, se concretizada a revolução em andamento. E pior que o presidente Barack Hussein Obama, em vez de aprender com a história, comete o mesmo erro que seu colega de partido Jimmy Carter cometeu há 32 anos, quando saudou a Revolução Islâmica no Irã como positiva, e todos vimos no que deu aquilo. Claro que, como a revolução no Egito parece inevitável, o presidente norte-americano pode ter se sentido “pisando em ovos” diante da situação, imaginando que se declarar contra a Irmandade Muçulmana agora poderia piorar as coisas em termos de tentativas futuras de negociações com os egípcios. Por outro lado, a verdade é que, quer os EUA se declarassem contra a Irmandade ou não, o comportamento padrão desta nos mostra que o resultado prático do discurso norte-americano sobre ela seria o mesmo: nulo. A Irmandade não vai se tornar “boazinha” só porque o presidente norte-americano a tratou com respeito quando ela caminhava para tomar o poder no Egito.

"Então, o que os EUA deveriam fazer? Tentar impedir a revolução?"

Não, mas Obama poderia muito bem não cometer esse gesto vergonhoso de ficar saudando como positivo algo que não é: a tomada de poder dos radicais. Ele sabe que não está havendo uma abertura para a democracia, mas um processo de radicalização em andamento. Ele deveria ser cauteloso e prudente com as palavras em todos os sentidos.

“E qual a saída para essa crise?”

Infelizmente, não há nenhuma à vista, porque a realidade é muito mais complexa do que alguns, ignorantes dos fatos, imaginavam no princípio (Refiro-me aos que, nos primeiros dias da revolução, pensavam que esta era um “movimento espontâneo em prol da democracia”, e agora, depois que se informaram melhor e a “ficha caiu”, estão apreensivos). Agora, resta-nos apenas orar enquanto assistimos o Egito dar passos largos para se transformar em uma ditadura islâmica radical, erguendo, diante dos nossos olhos, e em especial dos de Israel, o pior dos cenários possíveis.

Pr.Silas Daniel

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um Firme Fundamento

Durante um terremoto ocorrido na Califórnia em 1906, uma senhora idosa permaneceu em seu quarto, sentada na cadeira de balanço, cantando alegremente enquanto ao seu redor todos corriam apavorados. Depois que tudo passou, alguém lhe perguntou como pôde sentir tanta paz. "Oh", respondeu ela,"sentia-me feliz ao pensar que meu Deus era poderoso bastante para sacudir o mundo daquela maneira, enquanto me sustentava segura em sua mão. Nem tive tempo de ter medo".

Testemunhos que aumenta nossa Fé.

Gilson

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Andando em Pureza


Devocional do dia:

“Ele os purificará... e os refinará como ouro...” – Malaquias 3:3 NVI

Quando o ouro é refinado sob temperatura intensa, a primeira coisa que vêm à superfície é a escória. A próxima coisa a ser separada dele é a prata, um metal menos precioso que se mistura ao minério de ouro bruto. Temos uma lição importante aqui. A maioria de nós é incapaz de separar o bom do melhor, por isso Malaquias escreveu: “Ele os purificará... e os refinará como ouro”. Deus faz isso, porque nós não sabemos como fazer! Depois de cometer adultério com Bate Seba, Davi escreveu: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito estável dentro de mim” (Salmo 51:10 NKJV). Davi ora por duas coisas: um coração puro e um desejo firme de andar em pureza.
O fracasso geralmente é resultado de uma série de fatos que se acumulam, de forma lenta e constante, e não um único ato de desobediência. Ele acontece quando colocamos o foco nas coisas erradas e negligenciamos a nossa vida espiritual. Então Deus nos chama a um lugar de solidão, um lugar sem distrações, a fim de provar os nossos pensamentos mais íntimos e abrir nossos olhos para certos problemas que precisam de atenção. É neste ponto que Ele nos torna cientes do que desculpamos, ou tentamos esconder dos outros. É aí que o lixo que acumulamos durante as horas ocupadas no nosso dia é filtrado. Com o entulho fora do caminho, podemos ver as coisas com mais clareza e responder aos apelos de Deus. Não há como ter um relacionamento mais profundo e mais íntimo com Deus sem a disciplina de que Tiago fala: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos… limpai o coração…” (Tiago 4:8 NKJV).

Porção diária: Porção Diária: Leia Gn 25:19 - 27:46, Lc 9:18-27, Sl 138, Pv 4:14-17