quinta-feira, 10 de junho de 2010

Profetas falsos e verdadeiros


"O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade" Jr 23.28

Jeremias ficou profundamente angustiado com o ministério dos falsos profetas que se opunham a ele. “Meu coração está partido dentro de mim”, ele clamou, “todos os meus ossos tremem” (v. 9). A situação atual é parecida, porém com uma diferença.

Existem muitos falsos profetas (como Jesus disse que haveria),mas não há ninguém parecido com Jeremias. Certamente alguns possuem um discernimento espiritual profético em relação ao significado e à aplicação dos textos bíblicos. Mas não há ninguém que tenha inspiração ou a autoridade dos profetas bíblicos como Jeremias. Em vez disso, somos abençoados por termos a Palavra escrita de Deus. Assim, o contraste hoje é entre os verdadeiros expositores que se submetem às Escrituras e os falsos mestres que rejeitam ou manipulam a Palavra de Deus.

Jeremias destaca 5 características dos falsos mestres:

1. Eles abusam de seu poder. São marcados mais pelo excesso de autoridade que pela mansidão de Cristo. “Seu poder é ilegítimo” (v. 10)

2. Eles “vivem uma mentira”; pois possuem vida dupla, desempenham um papel particular e outro na vida pública (vv. 13,14)

3. Eles encorajam os que praticam o mal, em vez de chamá-los ao arrependimento (vv. 14,22)

4. Eles enchem as pessoas de falsas esperanças, dizendo que nenhum mal lhes sucederá (vv. 16,17)

5. “Falam de visões inventadas por eles mesmos, e que não vêm da boca do Senhor” (v. 16)

Somente a Palavra de Deus é viva e eficaz. Como um martelo, ela despedaça a rocha dos corações endurecidos. Como fogo, ela queima e purifica. Ela não é como a palha, mas nutritiva como o trigo (vv. 28,29)
Não deveríamos ter dificuldade em colocar a Palavra de Deus acima dos nossos sonhos humanos, nem de escolher a revelação em vez da especulação.


Penso que a maior necessidade de nossas igrejas hoje seja de pastores que exponham e apliquem fielmente a Palavra de Deus, e que praticam aquilo que pregam

Nenhum comentário:

Postar um comentário